quinta-feira, 19 de março de 2015

Sequência Didática "Chapeuzinho Vermelho" Com atividades para todas as séries.

v  Professor:

v  Público alvo:___________

v  Área de conhecimento:


·         Língua Portuguesa
·         Matemática
·         História
·         Geografia
·         Ciências
·         Artes
·         Ensino Religioso
·         Ed. Física



v  Eixo de aprendizagem:


·         Leitura
·         Produção de texto
·         Oralidade
·         Análise linguística
·         Tratamento da informação



v  Direitos de aprendizagem:
·         Ler textos com autonomia.
·         Estabelecer relação de intertextualidade entre textos.
·         Organizar o texto, dividindo-o em tópicos e parágrafos.
·         Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
·         Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção.
·         Identificar e fazer uso de letra maiúscula e minúscula nos textos produzidos, segundo as convenções.
·         Pontuar  texto.

v  Objetivos
·          EXPLORAR A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA;
·          DESENVOLVER A LEITURA, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO;
·          DESENVOLVER A EXPRESSÃO ORAL E CORPORAL, A COORDENAÇÃO MOTORA;
·          DESENVOLVER A PERCEPÇÃO AUDITIVA E VISUAL;
·          AUMENTAR O REPERTÓRIO DE HISTÓRIAS;
·          RECONHECER A LEITURA COMO FONTE DE INFORMAÇÃO E PRAZER;
·          IDENTIFICAR OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA;
·          APRIMORAR O GOSTO PELA LEITURA;
·          IDENTIFICAR A SEQUÊNCIA LÓGICA DE UMA HISTÓRIA COM INÍCIO, MEIO E FIM;
·          DESENVOLVER A EXPRESSÃO ARTÍSTICA E A CRIATIVIDADE;
·          CRIAR O HÁBITO DE OUVIR HISTÓRIAS E VIAJAR PELAS MESMAS ATRAVÉS DA IMAGINAÇÃO.
·          FAZER LEITURA DE IMAGENS, OBRAS, FIGURAS, A PARTIR DA OBSERVAÇÃO, NARRAÇÃO, DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO;
·          MATEMÁTICA
·          DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO;
COMPREENDER A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO, RELACIONANDO-O A NOÇÃO DE QUANTIDADE.
INTERPRETAR E RESOLVER PROBLEMAS ENVOLVENDO DÚZIA E MEIA DÚZIA.
RESOLVER PROBLEMAS E OPERAÇÕES DE ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, IDENTIFICANDO OS SINAIS DE MAIS: + E MENOS -.
OPORTUNIZAR NOÇÕES DE MEDIDAS DE TEMPO, CAPACIDADE, MASSA E COMPRIMENTO.
IDENTIFICAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS SIMPLES: QUADRADO, CÍRCULO TRIÂNGULO E RETÂNGULO.
·          RELACIONAR A IDEIA DE NÚMERO À QUANTIDADE;

v  Conteúdos abordados:
·         Leitura, interpretação oral e escrita do conto e  de outros textos;


·         Ordenação de fatos;
·         Listagem de contos;
·         Formação de novas palavras;
·         Separação de sílabas;
·         Formação de frases;
·         Caça palavras;
·         Cruzadinha;
·         Produção de texto coletiva;
·         Texto informativo;
·         Receita culinária;
·         Situações problemas;
·         Serviços públicos;
·         Problemas ambientais;
·         As consequências das queimadas nas florestas;



v  Formas de organização dos alunos:


·         Em dupla;
·         Individual;



v  Período de duração:
·         15 dias 

v  Recursos utilizados para o desenvolvimento da aula:


·         Cantinho da leitura
·         Livro didático;
·         Livros do (FNDE  / PNBE);
·         Data show;
·         Computadores (STE);
·         Câmara digital;
·         Canetão.



v  Bibliografia:


·         http://professoraangelapinheiro.blogspot.com.br
·         http://revistaescola.abril.com.br
·         http://www.atividadesparacolorir.com.br
·         http://www.youtube.com.br



v  Avaliação

·         A avaliação será contínua de acordo com o desenvolvimento das atividades e a participação dos alunos.


Adicionar legenda














Nenhum comentário:

Postar um comentário