v
Professor:
v
Público alvo:___________
v
Área de conhecimento:
·
Língua Portuguesa
·
Matemática
·
História
·
Geografia
·
Ciências
·
Artes
·
Ensino Religioso
·
Ed. Física
v
Eixo de aprendizagem:
·
Leitura
·
Produção de texto
·
Oralidade
·
Análise linguística
·
Tratamento da informação
v
Direitos de aprendizagem:
·
Ler textos com autonomia.
·
Estabelecer relação de intertextualidade entre textos.
·
Organizar o texto, dividindo-o em tópicos e parágrafos.
·
Participar de interações orais em sala de aula, questionando,
sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
·
Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção.
·
Identificar e fazer uso de letra maiúscula e minúscula nos textos
produzidos, segundo as convenções.
·
Pontuar texto.
v Objetivos
·
EXPLORAR A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA;
·
DESENVOLVER A LEITURA, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO;
·
DESENVOLVER A EXPRESSÃO ORAL E CORPORAL, A
COORDENAÇÃO MOTORA;
·
DESENVOLVER A PERCEPÇÃO AUDITIVA E VISUAL;
·
AUMENTAR O REPERTÓRIO DE HISTÓRIAS;
·
RECONHECER A LEITURA COMO FONTE DE INFORMAÇÃO E
PRAZER;
·
IDENTIFICAR OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA;
·
APRIMORAR O GOSTO PELA LEITURA;
·
IDENTIFICAR A SEQUÊNCIA LÓGICA DE UMA HISTÓRIA COM
INÍCIO, MEIO E FIM;
·
DESENVOLVER A EXPRESSÃO ARTÍSTICA E A
CRIATIVIDADE;
·
CRIAR O HÁBITO DE OUVIR HISTÓRIAS E VIAJAR PELAS
MESMAS ATRAVÉS DA IMAGINAÇÃO.
·
FAZER LEITURA DE IMAGENS, OBRAS, FIGURAS, A PARTIR
DA OBSERVAÇÃO, NARRAÇÃO, DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO;
·
MATEMÁTICA
·
DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO;
COMPREENDER A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO, RELACIONANDO-O A NOÇÃO DE QUANTIDADE.
INTERPRETAR E RESOLVER PROBLEMAS ENVOLVENDO DÚZIA E MEIA DÚZIA.
RESOLVER PROBLEMAS E OPERAÇÕES DE ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, IDENTIFICANDO OS SINAIS DE MAIS: + E MENOS -.
OPORTUNIZAR NOÇÕES DE MEDIDAS DE TEMPO, CAPACIDADE, MASSA E COMPRIMENTO.
IDENTIFICAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS SIMPLES: QUADRADO, CÍRCULO TRIÂNGULO E RETÂNGULO.
COMPREENDER A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO, RELACIONANDO-O A NOÇÃO DE QUANTIDADE.
INTERPRETAR E RESOLVER PROBLEMAS ENVOLVENDO DÚZIA E MEIA DÚZIA.
RESOLVER PROBLEMAS E OPERAÇÕES DE ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, IDENTIFICANDO OS SINAIS DE MAIS: + E MENOS -.
OPORTUNIZAR NOÇÕES DE MEDIDAS DE TEMPO, CAPACIDADE, MASSA E COMPRIMENTO.
IDENTIFICAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS SIMPLES: QUADRADO, CÍRCULO TRIÂNGULO E RETÂNGULO.
·
RELACIONAR A IDEIA DE NÚMERO À QUANTIDADE;
v
Conteúdos abordados:
·
Leitura, interpretação oral e escrita do conto e de outros
textos;
·
Ordenação de fatos;
·
Listagem de contos;
·
Formação de novas palavras;
·
Separação de sílabas;
·
Formação de frases;
·
Caça palavras;
·
Cruzadinha;
·
Produção de texto coletiva;
·
Texto informativo;
·
Receita culinária;
·
Situações problemas;
·
Serviços públicos;
·
Problemas ambientais;
·
As consequências das queimadas nas florestas;
v
Formas de organização dos alunos:
·
Em dupla;
·
Individual;
v Período de duração:
·
15 dias
v
Recursos utilizados para o desenvolvimento da aula:
·
Cantinho da leitura
·
Livro didático;
·
Livros do (FNDE / PNBE);
·
Data show;
·
Computadores (STE);
·
Câmara digital;
·
Canetão.
v
Bibliografia:
·
http://professoraangelapinheiro.blogspot.com.br
·
http://revistaescola.abril.com.br
·
http://www.atividadesparacolorir.com.br
v Avaliação
Nenhum comentário:
Postar um comentário