quinta-feira, 19 de março de 2015

Plano de Aula da música Oceano

PLANO DIÁRIO


Escola: ________________________________________________________
Data: __________________________________________________________
Componente curricular: Língua Portuguesa
Educador______________________________________________________
Ø  CONTEÚDOS:
·         Texto:( Música) Oceano.
·         Estudo do texto.
·         Correção.
Ø  HABILIDADES:
·         Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de textualização do discurso poético, na compreensão e na produção de textos.
·         Reconhecer o uso de estratégias do discurso poético e seus efeitos de sentido, em discursos, textos e gêneros não literários (canções, contos, romances, anúncios publicitários, slogans, etc).
Ø  RECURSOS:
·         Quadro – giz.
·         Música.
Ø  AVALIAÇÃO:
·         A avaliação será contínua e processual


OCEANO


Assim
Que o dia amanheceu
Lá no mar alto da paixão
Dava pra ver o tempo ruir
Cadê você? Que solidão!
Esquecera de mim.
Enfim
De tudo que há na terra
Não há nada em lugar nenhum
Que vá crescer sem você chegar.
Longe de ti tudo parou
Ninguém sabe o que eu sofri.
Amar é um deserto e seus temores
Vida que vai na sela
Dessas dores
Não sabe voltar
Me dá teu calor
Vem me fazer feliz
Porque eu te amo
Você deságua em mim
E eu oceano...
E esqueço que amar
É quase uma dor
Só sei
Viver
Se for
Por você.
DJAVAN


ESTUDO DO TEXTO


1)      Em que momento o poeta começou sentir a falta da mulher amada?
2)      O poeta pergunta “Cadê você?” Que sentimento  o faz sofrer?


3)      Qual o grande medo que ele sentia?
4)      Quais os pedidos que o poeta faz a mulher amada?
5)      Explique os versos:
a)      “Não há nada em lugar nenhum que vai crescer sem você chegar?”
b)      “Você deságua em mim e eu oceano”.
c)       “Dava pra ver o tempo ruir”.
6)      Por que o poeta compara o perigo de amar com o deserto?
7)      Copie do texto:
a)      2 substantivos concretos.
b)      2 substantivos abstratos:
c)      2 artigos:
d)      2 pronomes:
e)      2 preposições:
f)       4 verbos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário