segunda-feira, 27 de abril de 2015

Projeto dia do Trabalho

Projeto: “Dia do Trabalho”

v  Escola: Do Campo Caroba
v  Professor:
v  Data:
v  Componente curricular: Interdisciplinar
v  Público Alvo: Multisseriada

Ë JUSTIFICATIVA:
v  Só o trabalho constrói. Todo o conforto de que a humanidade goza hoje em dia é fruto do trabalho de muitas pessoas, através de várias gerações.
Todo trabalho honesto dignifica, por mais humilde que seja. Quem faz do trabalho o seu maior prazer da vida, vê que só tem a lucrar, pois além de manter-se com orgulho e honestidade, não tem vontade nem tempo para a ociosidade, que quase sempre leva a maus hábitos.
v  O Dia do Trabalho é essencialmente importante, porque é nessa data que lembramos o esforço humano para modificar a natureza e explorá-la para o progresso da humanidade.
Todas as pessoas, cada uma na sua profissão, são igualmente necessárias. A comunidade depende tanto de engenheiros e médicos quanto de 
pedreiros, padeiros e agricultores.

Ë OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
v  Reconhecer a importância das profissões;
v  Promover e estimular a linguagem oral;
v  Estabelecer e ampliar as relações sociais;
v  Conhecer e identificar diversas profissões;
v  Desenvolver atenção e a criatividade;
v  Praticar a coordenação motora fina e ampla;
v  Desenvolver a expressão corporal;
v  Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;
v  Desenvolver a leitura através da visualização de figuras.

Ë CONTEÚDOS:
v  Data comemorativa – dia do trabalho;
v  Textos informativos
v  Interpretação de textos
v  Situações-Problemas
 Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem, noção de limite na folha;
 Historinhas;
v  Criatividade, imaginação e dramatização.
v  Produção de texto

Ë METODOLOGIA:
v  Conversa informal sobre o Dia do trabalho, Profissões;
Confecção de cartazes: “As profissões”;
v  Leitura, textos interpretação de textos e produção de textos;
v  Resolver situações problemas sobre o tema
v  Pedir para que eles tragam antecipadamente gravuras de várias profissões para confeccionar um cartaz e mural.
v  Em conversa informal falar sobre as profissões e o nome das profissões.
v  Comentar sobre cada profissão.
v  Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos, perguntando a partir dos desenhos das profissões: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho? Listar os nomes das profissões.
v  Pedir aos alunos que façam um desenho sobre a profissão de que mais gostam.
v  Montar um cartaz sobre as profissões.

Ë CULMINÂNCIA:
v  Construção de cartaz e mural;

Ë AVALIAÇÃO:

v  Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário