quinta-feira, 26 de março de 2015

Plano de Português com atividade para o 8º e 9º sobre texto argumentativo

                                                     PLANO DIÁRIO


Escola: Municipal Ribeira do Capim Assú
Data
Componente curricular: Língua Portuguesa
Educador: 


Ø  CONTEÚDOS:


·         O texto argumentativo
·         Texto (argumentativo) “O inferno é o limite na TV”
·         Estudo do Texto
·         Correção
·         Atividades de Aprendizado
·         Correção


Ø  HABILIDADES:
·         Reconhecer o gênero do texto.
·         Reconhecer e usar produtiva e autonomamente, estratégias de textualização do discurso argumentativo, na compreensão e na produção de textos.
·         Reconhecer e usar as fases ou etapas da argumentação em um texto ou sequencia argumentativa.
·         Posicionar-se criticamente frente à importância atribuída por um jornal e determinadas matérias.
Ø  RECURSOS:
·         Quadro – giz.
·         Texto xerografado
·         Aula expositiva
·         Folha xerografada.
Ø  AVALIAÇÃO
·         A avaliação será diagnóstica e processual


O texto Argumentativo
A argumentação tem enorme importância na nossa vida cotidiana. Utilizamos a argumentação para justificar nossos pensamentos ou comportamentos, para convencer outras pessoas ou para influenciar a opinião delas, por exemplo.
Em um texto argumentativo, encontramos a tese e os argumentos.
A tese  é a opinião que alguém defende. Ela constitui a ideia principal do texto, sustentada por uma série de argumentos. A tese ocupa um lugar de destaque. Em geral fica no início do texto, como ponto de partida, ou final, como conclusão.
Os argumentos são as razões que servem para defender a tese.Quando expressamos opiniões ou ponto de vista, é importante que os argumentos sejam bem fundamentados, com exemplos, dados estatísticos, testemunhos de autoridades no assunto ou mesmo por meio de analogias.
A argumentação baseada em analogias mostra semelhanças para explicar o estranho ou o desconhecido por meio de algo conhecido, familiar.
Estrutura do texto
Introdução: Na introdução, o autor apresenta o problema (tese, opinião, declaração).
Desenvolvimento: Análise ou explicitação da proposição apresentada; apresentação dos argumentos que provam a verdade da proposição: fatos, exemplos, citações, testemunhos, dados estatísticos.
Conclusão: Na conclusão, o autor reforça seu ponto de vista e/ou resume a discussão.


O inferno é o limite na TV.

   A chamada civilização humana viveu dez mil anos sem computadores, telefones celulares, karaokês e outras maravilhas da tecnologia moderna. Para os que nasceram depois de 1950, é difícil imaginar o mundo sem a televisão.

   Mas, como o avião de Santos Dumont, estamos falando de uma máquina com enorme potencial para  o bem, que pode causar extrema repulsa quando usada para o mal. O que há em comum entre aviões e TVs é que ambos podem servir como meios para bombardear pessoas inocentes. No primeiro caso, não há capacete ou guarda-chuva que nos proteja. No segundo, pelo menos em teoria, somos senhores do nosso destino: basta-nos desligar o aparelho.

   A discussão terminaria nesse ponto se a TV, em essência, não fosse um bem público. É certo que as pessoas devem ter o direito de decidir o que querem assistir na telinha. Censura de qualquer tipo não combina com uma sociedade democrática. [...]

  Mas é importante lembrar que, para grande parte dos brasileiros, a TV é a principal, às vezes única, fonte de informação e entretenimento. Diante disso,  o baixíssimo nível de alguns programas passa a ser um problema social. Afinal, não pode existir liberdade de escolha para quem depende da TV se os canais só exibem produtos de baixa qualidade. É como oferecer um cardápio de comidas estragadas para quem tem fome, alegando que a pessoas não tem a liberdade de não consumir nada. [...]



Igor Germado
Jornal de Brasília, Brasília, 15 fev. 2003

ESTUDO DO TEXTO


1)      Marque a alternativa que mostra os tipos de recursos argumentativos foram usados no texto.
a)      Dados estatísticos e fatos.
b)      Analogias e dados estatísticos.
c)      Fatos e exemplos.
2)      A comparação foi utilizada como estratégia para montar a argumentação. Explique duas comparações que o texto apresenta.
3)      Explique as analogias presentes no texto.
4)      Marque a tese do texto:
a)      A televisão é imprescindível no mundo moderno.
b)      O nível da programação da TV é um problema social.
c)      O limite na TV é o inferno.
5)      Qual argumento o autor utilizou para defender a tese?
6)      Qual contra argumento o texto apresenta essa ideia: “ É certo que as pessoas devem ter o direito de decidir o que querem assistir na telinha.” ?
7)      De onde o texto foi retirado?

8)      De acordo com o texto que discutimos, escreva um parágrafo fazendo uma crítica sobre a televisão.

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