PLANO DIÁRIO
Escola: Municipal Ribeira do Capim Assú
Data
Componente
curricular: Língua Portuguesa
Educador:
Ø CONTEÚDOS:
·
O
texto argumentativo
·
Texto
(argumentativo) “O inferno é o limite na TV”
·
Estudo
do Texto
·
Correção
·
Atividades
de Aprendizado
·
Correção
Ø HABILIDADES:
·
Reconhecer
o gênero do texto.
·
Reconhecer e usar
produtiva e autonomamente, estratégias de textualização do discurso
argumentativo, na compreensão e na produção de textos.
·
Reconhecer e usar
as fases ou etapas da argumentação em um texto ou sequencia argumentativa.
·
Posicionar-se
criticamente frente à importância atribuída por um jornal e determinadas
matérias.
Ø RECURSOS:
·
Quadro
– giz.
·
Texto
xerografado
·
Aula
expositiva
·
Folha
xerografada.
Ø AVALIAÇÃO
·
A
avaliação será diagnóstica e processual
O texto Argumentativo
A argumentação
tem enorme importância na nossa vida cotidiana. Utilizamos a argumentação para justificar
nossos pensamentos ou comportamentos, para convencer outras pessoas ou para
influenciar a opinião delas, por exemplo.
Em um texto argumentativo, encontramos a tese e os argumentos.
A tese é a opinião que alguém defende. Ela constitui
a ideia principal do texto, sustentada por uma série de argumentos. A tese ocupa um lugar de destaque.
Em geral fica no início do texto, como ponto de partida, ou final, como
conclusão.
Os argumentos
são as razões que servem para defender a tese.Quando expressamos opiniões
ou ponto de vista, é importante que os argumentos sejam bem fundamentados, com
exemplos, dados estatísticos, testemunhos de autoridades no assunto ou mesmo
por meio de analogias.
A
argumentação baseada em analogias
mostra semelhanças para explicar o estranho ou o desconhecido por meio de algo
conhecido, familiar.
Estrutura
do texto
Introdução: Na introdução, o autor apresenta o problema (tese,
opinião, declaração).
Desenvolvimento: Análise ou explicitação da proposição apresentada;
apresentação dos argumentos que provam a verdade da proposição: fatos,
exemplos, citações, testemunhos, dados estatísticos.
Conclusão: Na conclusão, o autor reforça seu ponto de vista
e/ou resume a discussão.
O inferno é o limite na TV.
A chamada
civilização humana viveu dez mil anos sem computadores, telefones celulares,
karaokês e outras maravilhas da tecnologia moderna. Para os que nasceram depois
de 1950, é difícil imaginar o mundo sem a televisão.
Mas, como o
avião de Santos Dumont, estamos falando de uma máquina com enorme potencial
para o bem, que pode causar extrema
repulsa quando usada para o mal. O que há em comum entre aviões e TVs é que
ambos podem servir como meios para bombardear pessoas inocentes. No primeiro
caso, não há capacete ou guarda-chuva que nos proteja. No segundo, pelo menos
em teoria, somos senhores do nosso destino: basta-nos desligar o aparelho.
A discussão
terminaria nesse ponto se a TV, em essência, não fosse um bem público. É certo
que as pessoas devem ter o direito de decidir o que querem assistir na telinha.
Censura de qualquer tipo não combina com uma sociedade democrática. [...]
Mas é
importante lembrar que, para grande parte dos brasileiros, a TV é a principal,
às vezes única, fonte de informação e entretenimento. Diante disso, o baixíssimo nível de alguns programas passa
a ser um problema social. Afinal, não pode existir liberdade de escolha para
quem depende da TV se os canais só exibem produtos de baixa qualidade. É como
oferecer um cardápio de comidas estragadas para quem tem fome, alegando que a
pessoas não tem a liberdade de não consumir nada. [...]
Igor Germado
Jornal de
Brasília, Brasília, 15 fev. 2003
ESTUDO DO
TEXTO
1) Marque a alternativa que mostra os
tipos de recursos argumentativos foram usados no texto.
a) Dados estatísticos e fatos.
b) Analogias e dados estatísticos.
c) Fatos e exemplos.
2) A comparação foi utilizada como
estratégia para montar a argumentação. Explique duas comparações que o texto
apresenta.
3) Explique as analogias presentes no
texto.
4) Marque a tese do texto:
a) A televisão é imprescindível no mundo
moderno.
b) O nível da programação da TV é um
problema social.
c) O limite na TV é o inferno.
5) Qual argumento o autor utilizou para
defender a tese?
6) Qual contra argumento o texto
apresenta essa ideia: “ É certo que as pessoas devem ter o direito de decidir o
que querem assistir na telinha.” ?
7) De onde o texto foi retirado?
8) De acordo com o texto que discutimos,
escreva um parágrafo fazendo uma crítica sobre a televisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário