quinta-feira, 26 de março de 2015

Plano e Proposta de Produção de Texto

PLANO DIÁRIO


Escola: Municipal Ribeira do Capim Assú
Data
Componente curricular: Língua Portuguesa
Educador: 
Ø  CONTEÚDOS:
·         Produção de texto(narração): “100 mil ficam sem água em Sumaré”.
Ø  HABILIDADES:
·         Considerar os contextos de produção, circulação e recepção de textos, na compreensão e na produção de textos produtiva e autonomamente.
·         Integrar informação verbal e não verbal na compreensão e na produção de textos produtiva e autonomamente.
Ø  RECURSOS:
·         Folha xerografada -  proposta de redação.
Ø  AVALIAÇÃO:
·         A avaliação será paralela.


No dia 5 de outubro de 1999, terça-feira, o jornal Correio Popular, de Campinas \SP, publicou a seguinte manchete de primeira página, acompanhada de um breve texto:
100 mil ficam sem água em Sumaré.
Um crime ambiental provocou a suspensão do abastecimento de água de cerca de 100 mil moradores de Sumaré. A medida foi tomada na sexta-feira, quando uma mancha de óleo de aproximadamente 3 quilômetros de extensão surgiu nas águas do rio Atibaia. Anteontem, uma nova mancha apareceu nas proximidades da Estação de Tratamento de Água I, na divisa  entre o bairro Nova Veneza e o município de Paulínia. A situação somente será normalizada na quinta-feira. A CETESB investiga o caso e os técnicos acreditam que o produto ( óleo diesel ou gasolina) foi despejado em esgoto doméstico em Paulínia.
Leve em conta esta notícia e privilegie a hipótese dos técnicos, apresentada no final do texto. A partir desses elementos, escreva uma narração em terceira pessoa, caracterizando adequadamente personagens e ambiente. Crie um detetive ou um repórter investigativo que, quando tenta resolver o “crime ambiental”, descobre que o ocorrido é parte de uma conspiração maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário