PLANO
DIÁRIO
Escola:
Municipal Ribeira do Capim Assú
Data:
Componente curricular: Língua Portuguesa
Educador:
Ø CONTEÚDOS:
·
Produção
de texto(narração): “100 mil ficam sem água em Sumaré”.
Ø HABILIDADES:
·
Considerar
os contextos de produção, circulação e recepção de textos, na compreensão e na
produção de textos produtiva e autonomamente.
·
Integrar
informação verbal e não verbal na compreensão e na produção de textos produtiva
e autonomamente.
Ø RECURSOS:
·
Folha
xerografada - proposta de redação.
Ø AVALIAÇÃO:
·
A
avaliação será paralela.
No dia 5 de outubro de 1999, terça-feira, o jornal
Correio Popular, de Campinas \SP, publicou a seguinte manchete de primeira
página, acompanhada de um breve texto:
100 mil
ficam sem água em Sumaré.
Um crime ambiental provocou a suspensão do
abastecimento de água de cerca de 100 mil moradores de Sumaré. A medida foi
tomada na sexta-feira, quando uma mancha de óleo de aproximadamente 3
quilômetros de extensão surgiu nas águas do rio Atibaia. Anteontem, uma nova
mancha apareceu nas proximidades da Estação de Tratamento de Água I, na
divisa entre o bairro Nova Veneza e o
município de Paulínia. A situação somente será normalizada na quinta-feira. A
CETESB investiga o caso e os técnicos acreditam que o produto ( óleo diesel ou
gasolina) foi despejado em esgoto doméstico em Paulínia.
Leve em conta esta notícia e privilegie a hipótese dos
técnicos, apresentada no final do texto. A partir desses elementos, escreva uma
narração em terceira pessoa, caracterizando adequadamente personagens e
ambiente. Crie um detetive ou um repórter investigativo que, quando tenta
resolver o “crime ambiental”, descobre que o ocorrido é parte de uma
conspiração maior.
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